Galeria de Fotos - Atividades de 2021

Festas de São Pedro de Alcube, Aldeia Grande - Nossa Senhora da Anunciada

D. José Ornelas abençoou a recém-restaurada Capela da Ressurreição

capela 7.jpg

Legenda: 1. Rei David,   2. Adão,   3. Rei Salomão,   4. S. João Batista,   5. Eva,   6. Abel,   7. Moisés,   8. Profeta Elias

SACRAMENTO DO CRISMA (Confirmação)

Num ambiente de alegria e serenidade foram crismadas 28 pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 78 anos de várias proveniências: jovens que completaram o seu percurso catequético, entre os quais alguns escuteiros, adultos que têm feito o seu percurso de formação cristã na catequese de adultos, adultos provenientes da comunidade da Aldeia Grande, pertencente à Paróquia de Nª Srª da Anunciada, jovens do Colégio do Outeiro da Saúde, que são acompanhadas pelas Irmãs da Apresentação de Maria e ainda 3 jovens adultos da Paróquia de Pinhal de Frades.

A Missa foi celebrada no pavilhão gimnodesportivo do Clube Naval Setubalense, gentilmente cedido à Paróquia. Assim foi possível organizar a celebração de forma digna, num espaço muito amplo e com a segurança que a situação que estamos a viver nos exige.

D. José Ornelas relembrando o sentido do Crisma e a dignidade que Ele confere, referiu a atitude que os crismados deverão assumir de dádiva da própria vida na disponibilidade, no serviço e no cuidado com os outros sobretudo os mais frágeis.

Já no final da celebração foi cantada a oração de consagração a Nossa Senhora, diante da imagem peregrina de Nª Srª da Anunciada, padroeira da Paróquia, e os crismados ofereceram simbolicamente uma flor à Mãe do Céu.

Cortejo Automóvel com a imagem de Nossa Senhora da Anunciada

Festas em honra de Nª Srª da Anunciada 2021

No passado mês de Setembro, de 16 a 25, decorreram as Festas em honra de Nª Sr.ª da Anunciada, em Setúbal. Foi a III edição destas Festas e, tal como no ano passado, foi possível, apesar dos condicionamentos da presente situação pandémica, manter presente e visível no espaço público a fé católica, enraizada na tradição e cultura da população da freguesia de Nª Srª da Anunciada.

Assim, de 16 a 24 de Setembro decorreu a Novena, animada pelos vários grupos e movimentos da Paróquia, no dia 18, à noite, foi o Concerto de Música religiosa por João Mendonza, no Domingo, dia 19, foi a III edição da Bênção dos Capacetes, em parceria com o Moto Clube de Setúbal, que congregou centenas de motociclistas de Setúbal e de outras cidades, antecedida por um cortejo motorizado com a presença da imagem peregrina de Nª Srª da Anunciada. No Sábado, dia 25 foi a Missa da Festa, celebrada ao ar livre, no Auditório José Afonso, a que se seguiu, já ao cair da noite, o Cortejo automóvel pelas ruas da cidade e da freguesia com a imagem peregrina de Nª Srª da Anunciada, escoltada pela guarda de honra dos motards do Moto Clube de Setúbal.

As Festas em honra de Nª Srª da Anunciada, após um interregno de cerca de 15 anos, foram revitalizadas em 2019, no seguimento de um diálogo muito alargado que envolveu a comunidade paroquial, as coletividades locais, a União das Freguesias de Setúbal e a Câmara Municipal de Setúbal. Estas festas, que se situam no âmbito da piedade popular, na sua primeira edição contaram com um programa que se estendeu por cerca de um mês, de 20 de Setembro a 26 de Outubro e que incluiu variados eventos de cariz devocional, cultural, artístico e lúdico, nomeadamente Novena, Procissões, Arraial, Teatro e Conferências. A procissão, ponto alto destas Festas da Paróquia, ficou fixada no último Sábado/Domingo do mês de Setembro.

Pe Fernando Paiva