Irmã Teresa de Calcutá

As suas mãos acariciaram todos aqueles que ninguém queria.

- Missionárias da Caridade (da Madre Teresa de Calcutá) - MC -

As Missionárias da Caridade, são uma congregação religiosa católica concebida e fundada por Santa Teresa de Calcutá, uma religiosa católica de etnia albanesa naturalizada indiana com o objetivo único de viver a caridade no dia-a-dia, de modo a assistir e auxiliar os mais desvalidos e mais pobres. Nasceu em 26 de Agosto de 1910, em Üsküp, então capital do Vilayet do Kosovo, com o nome de batismo, Gonxhe Agnes Bojaxhiu, e faleceu em 5 de Setembro de 1997, em Calcutá, na Índia. Em 1952, ao observar uma mulher agonizante, abandonada na rua e com os pés atacados por ratos, ela sentiu uma profunda comoção e decidiu assumir uma nova tarefa: ajudar os mais pobres entre os pobres.

" ... as suas mãos acariciavam todos aqueles que ninguém queria, dos  moribundos roídos

pelos  vermes  aos  primeiros  doentes  da  sida  em  Nova Iorque ... entre tantos outros. ."

Irmã Teresa de Calcutá, foi beatificada em 2003 pelo Papa João Paulo II e canonizada em 2016 pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano.

A congregação das Missionárias da Caridade reside em Setúbal, desde o ano de 1982, no Palácio Botelho Moniz, Freguesia da Anunciada, respondendo a uma solicitação do então Bispo de Setúbal D. Manuel Martins, que escrevera àquela religiosa solicitando-lhe que se deslocasse à cidade do Sado para associar o seu nome ao nascimento da Congregação, tendo está afirmado positivamente, visitando o nosso país em 1982 e posteriormente em 1987.

As irmãs fazem também visitas a famílias carenciadas, ajudando  com os donativos que recebem e contando com a ajuda de voluntários.

Esta congregação não pede nada nem a ninguém, é a sua filosofia... mas aceitam o que e quem vier por bem...

Que tal dar uma ajuda?

Diocese:     Setúbal

Morada:     Outeiro da Saúde, 12

2900 - 525  Setúbal

Telefone:   (+351) 265 525 016

- Irmãs da Apresentação de Maria -

Em plena Revolução Francesa, no auge da perseguição religiosa e do encerramento de conventos, Maria Rivier e quatro companheiras tiveram a audácia de fundar uma comunidade religiosa na pequena povoação de Thueyts (Ardèche – França). Foi a 21 de novembro de 1796 que se consagraram a Deus e à instrução da juventude, adoptando o nome da festa que se celebrava nesse dia: Apresentação de Maria.

" ... História de  coragem e persistência. Terão sido imensos e intensos os “ diálogos ”  entre a

criança e Nossa Senhora, a quem implora o dom da cura que irá verificar-se 4 anos depois ..."

Nascida em 19 de Dezembro de1768, aos 16 meses de idade, Maria Rivier sofre uma queda aos 16 meses que lhe limita o crescimento e a impede de andar. A mãe, mulher de fé, deixa-a regularmente numa capela junto de casa, aos pés da Pietá, Maria com Jesus morto no regaço. Terão sido imensos e intensos os “diálogos” entre a criança e Nossa Senhora, a quem implora o dom da cura que irá verificar-se quatro ano depois, num dia de festa mariana, 8 de Setembro de 1774. A 23 de Maio de 1982, o Papa João Paulo II declara Maria Rivier Beata.

- Irmãos de Jesus -

A Fraternidade dos Pequenos Irmãos de Jesus ou apenas Pequenos irmãos de Jesus é uma congregação religiosa católica fundada em 1933 pelo Padre René Voillaume (1905 - 2003), na qual a espiritualidade se inspira nos escritos deixados por Charles de Foucauld (1858-1916) e no percurso de vida que teve após a sua conversão em 1886.

" ... « Orar significa pensar em Jesus, amando-o.

A oração é a intenção  da alma que se concentra em Jesus.
Mais amamos Jesus, melhor oramos. »
Bem-aventurado Charles de Foucauld ..."

Os irmãos fazem os votos de pobreza, castidade e de obediência à Igreja, querendo compartilhar as mesmas condições dos pequenos e dos pobres, e ser tratados como eles. A ordem possui membros de 36 nacionalidades, presentes em 45 países, repartidos em pequenas unidades de dois a quatro irmãos levando uma forma de vida contemplativa em pequenos apartamentos ou em casas comuns nas cidades.

O processo de beatificação inicia-se em 1927, tendo sido interrompido durante a guerra da Argélia e posteriormente retomado. Charles de Foucauld foi declarado venerável em 24 de Abril de 2001, pelo Papa João Paulo II e beatificado pelo Papa Bento XVI, em 13 de Novembro de 2005.

Na paróquia de Nossa Senhora da Anunciada existe uma comunidade constituída por dois irmãozinhos.

Diocese:     Setúbal

Morada:     Rua Associação dos Moradores, 56

2900 - 121  Setúbal

Telefone:   (+351) 265 571 946

Email:         irmaosjesus1@sapo.pt

O espírito da Apresentação de Maria é um espírito inteiramente interior,  fundado no espírito de Jesus Cristo.

Conhecer Jesus Cristo no Evangelho, viver Jesus Cristo nos seus mistérios, mostrar e ensinar Jesus Cristo através de toda a nossa vida: tal é a nossa vocação.

Espiritualidade

A exemplo da Virgem Maria apresentando-se no Templo somos chamadas a viver em espírito de adoração e de oferenda e a participar na missão de ensino da Igreja, pela educação cristã da juventu-de, com uma especial atenção aos mais pobres.

Regra de Vida

Na fidelidade às intenções da nossa Fundadora, a bem-aventurada Maria Rivier  –  a “Mulher – Apóstolo”: participa-mos na missão de ensino da Igreja, pela educação cristã da juventude; vamos de preferência aos pequenos e aos pobres, àqueles que Cristo mais amou.
A sua compaixão impele-nos a ter uma atenção especial para com os mais diminuídos da nossa sociedade.

Carisma