Vicente de Paulo foi um sacerdote católico francês, nascido em 1581, faleceu em 1660 e foi declarado santo pelo Papa Clemente XII em 1737. Inspirado pelo seu amor a Deus e aos pobres, S. Vicente de Paulo foi o criador de muitas obras de amor e caridade. A sua vida é uma história de doação aos irmãos pobres e de amor a Deus.

 

A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o impulso da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.

 

As Conferências Vicentinas tiveram o seu início nos bairros humildes de Paris em 1833, devido à dedicação de Frederico Ozanan, que inspirou a sua obra na missão caritativa de S. Vicente de Paulo. A acção humilde de Ozanan e dos seus companheiros, que silenciosamente levavam aos marginalizados, além do pão, uma palavra de alento e esperança, de acordo com os ditames do Evangelho, teve grande reflexo na sociedade da época, o que motivou a que dentro de pouco tempo as Conferências se difundissem por toda a Europa e volvido pouco mais de meio século já estavam vastamente implantadas em Portugal.

O Vicentino:

VIVE ...  o Evangelho através de uma aspiração de vida mais evangélica.

DETECTA ....  e serve directamente as várias situações de pobreza, vivendo uma espiritualidade Cristã, à maneira de Vicente de Paulo e de Frederico Ozanam.

REVELA ... Cristo. O Cristo que serviu e amou a todos, principalmente os mais pobres.

OFERECE ... um testemunho de fé, mais por obras que por palavras em todo o contacto pessoal, numa mútua santificação.

COMPROMETE-SE ... a cumprir a Regra da S. S. V. P., que define a vocação e missão de Sociedade de São Vicente de Paulo.

COM HUMILDADE E ESPÍRITO DE POBREZA, JUVENTUDE E ALEGRIA;

CRIATIVIDADE, DINAMISMO E OUSADIA CENTRANDO A SUA ACÇÃO NA TRADICIONAL VISITA DOMICILIÁRIA

NUNCA ESQUECENDO QUE A SEU LADO PODE ESTAR O “SEU PRÓXIMO” (AQUELE QUE MAIS PRECISA DE NÓS). 

A conferência Vicentina Feminina de Nossa Senhora da Conceição - Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, fundada em 2 de Fevereiro de 1943 é Constituída por 7 Vicentinas, que reúnem Quinzenalmente à Quarta-Feira pelas 16 horas.

A sua actual Presidente é, Edite Vital

 

  • Promovem campanhas para a angariação de alimentos para distribuir pelos carenciados, no Natal e na Páscoa. 

  • Possuem como fonte de receita as quotas pagas por benfeitores que contribuem com um valor mínimo de 1 euros.

Sociedade de São Vicente de Paulo
A NOSSA PARÓQUIA

Conta a lenda, que vivia junto à praia, numa pobre casa, uma mulher que diariamente saia para buscar fragmentos de madeira, trazidos pelo mar, para se aquecer. E aconteceu, que trazendo de uma vez, uns poucos cavacos, os atirou ao lume ...  mais

LOCALIZAÇÃO

Igreja Paroquial de N. S. da Anunciada

Rua Mártires da Pátria, 13

2900 - 493 Setúbal, Portugal

n.s.anunciada@gmail.com

NEWSLETTER
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

Copyright © 2017,  Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal